Definição: Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa "découpage" significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido.
A Découpage é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão, madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro, velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas.
As figuras podem ser recortadas de vários tipos de papéis. Os mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Estão sendo produzidos alguns papéis no Brasil. Apesar de terem textura diferente dos papéis importados são muito utilizados, principalmente os comercializados pela soliarte: Daiara e Déia&Fabi. No final os trabalhos ficam muito bonitos. Podem-se comprar as figuras pré-recortadas, também importadas.
Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro período os produtores de peças em Découpage tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da découpage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.
Interessante é a história dos guardanapos. Conta o consultor Dalilo, especialista em guardanapos de primeira linha, que os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d’água para serem levados à boca. Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado.
fonte: Idealgratis cursos
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário